O TikTok é um aplicativo de vídeos curtos que faz muito sucesso entre os jovens, mas que também enfrenta uma grande ameaça de ser banido nos Estados Unidos. Nos últimos meses, o TikTok tem sido alvo de uma crise política que já levou à sua proibição em dispositivos governamentais nos EUA, na UE e agora no Reino Unido. Mas é a possibilidade real de um banimento total do TikTok nos EUA que preocupa os seus milhões de usuários.
O governo dos EUA, incluindo a atual administração de Biden, tem investigado o TikTok e sua relação com sua empresa-mãe sediada na China há vários anos.
O aplicativo respondeu às acusações de que coleta e armazena os dados dos usuários americanos fazendo algumas mudanças, como transferir todos os seus dados dos EUA para os servidores da Oracle. Mas nada disso satisfez as preocupações dos EUA de que o aplicativo representa uma ameaça à segurança nacional e o CEO do TikTok em breve comparecerá perante o Congresso para defender o aplicativo.
Então, o que tudo isso significa para os centenas de milhões de usuários globais do TikTok, e em particular os 150 milhões que vivem nos EUA? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a possibilidade de um banimento do TikTok nos EUA.
Por que o banimento do TikTok pode acontecer?
A principal acusação por trás do possível banimento do TikTok nos EUA é que o aplicativo representa uma ameaça à segurança nacional. Mas espere, não são a maioria dos vídeos do TikTok apenas vídeos de sincronização labial, ilusões e receitas de fritadeira a ar? Sim, mas o problema é menos o conteúdo e mais o que o TikTok pode supostamente estar fazendo com os dados subjacentes que ele coleta - sobre seus gostos e comentários, e também onde você está no mundo e com quem você interage.
Por exemplo, em fevereiro, o diretor do FBI, Christopher Wray, expressou uma preocupação "extrema" sobre o potencial da China de "armar" os dados coletados dos fãs do TikTok nos EUA. Isso se deve ao fato de que o TikTok é de propriedade da empresa chinesa ByteDance - e a lei chinesa permite que seu governo force qualquer empresa a entregar os dados que estão armazenando em seus servidores. (Imagem: Shutterstock / Koshiro K)
Outra acusação feita por Wray foi que o governo chinês poderia pressionar o TikTok de uma forma que lhe permitiria "controlar o algoritmo de recomendação", dando-lhe assim um enorme potencial de influência, considerando que cada vez mais pessoas obtêm suas notícias do TikTok e do YouTube.
Embora atualmente não haja evidências concretas de que qualquer uma dessas práticas seja generalizada no TikTok, ele (como o Facebook e o Instagram) coleta muitos dados dos usuários. No ano passado, quatro funcionários foram demitidos da empresa-mãe do TikTok, ByteDance, por supostamente coletarem dados de uso de jornalistas dos EUA. Uma lista de dados que o TikTok coleta sobre você do The Washington Post.
Como um banimento funcionaria?
Em setembro de 2020, o Departamento de Comércio dos EUA emitiu uma proibição que ordenou que a Apple e o Google removessem o TikTok e o WeChat de suas lojas de aplicativos nos EUA. Essa proibição acabou sendo suspensa por um juiz federal, que considerou que ela violava os direitos de liberdade de expressão dos usuários do TikTok.
No entanto, a batalha legal continua, e o TikTok ainda corre o risco de ser removido das lojas de aplicativos ou até mesmo de deixar de funcionar completamente nos EUA. Isso dependerá do resultado das negociações entre o TikTok e o governo dos EUA sobre como o serviço poderia continuar a operar no país.
Uma das propostas é que o negócio global do TikTok se torne uma empresa sediada nos EUA, com a participação de empresas americanas como a Oracle e a Walmart. Essa ideia ainda precisa ser aprovada pelo governo dos EUA e pelo governo chinês, que também impôs restrições à exportação de tecnologias como o algoritmo do TikTok.
O TikTok é conhecido por ter milhões de usuários em todo os EUA. Não está claro como a Apple ou o Google pretendem responder à proibição, mas espere que o WeChat seja removido da sua loja de aplicativos atual até o final deste fim de semana, se você estiver nos EUA. Se isso significa que o aplicativo não poderá funcionar no seu Android ou iPhone existente também não está claro. A declaração do Departamento de Comércio afirma que após 12 de novembro será "proibido" que alguém forneça serviços de hospedagem na web para apoiar o funcionamento do TikTok, sugerindo que ele pode não funcionar mais para os usuários nos EUA após essa data.
Usar uma VPN para fazer sua conexão parecer que está se originando de outro país pode permitir que você acesse o TikTok, embora tenhamos que esperar até 12 de novembro para ver se isso é verdade. VPN para TikTok: elas funcionam e qual é a melhor VPN para TikTok para evitar o banimento?